Fórum E-commerce Brasil: no 2º dia, saiba o que foi apresentado no palco do evento
Pelos corredores da 14ª edição do Fórum E-commerce Brasil devem passar mais de 21 mil profissionais entre os dias 25 e 27 de julho, no Transamerica Expo Center em São Paulo. Nesta terça-feira (26), a programação contou com diversos palestrantes que abordaram temas como o uso dos dados, a busca pela excelência omnichannel e as múltiplas plataformas para maximizar as vendas nos marketplaces.
Fique por dentro de algumas das tendências e conhecimentos compartilhados no evento.
O poder da gestão de dados mestres na transformação digital
O tema foi apresentado por André Villamar, Head de Data & Analytics e DPO na Dexco. Com 18 anos de experiência no desenvolvimento de estratégias de negócios digitais orientados por dados e equipes de alta performance, André apontou que os dados mestres podem gerar incrementos de receitas.
Entre os dados levantados por André, revelou que cerca de 75% da desistência no carrinho de compras está atrelada ao gap informacional, sobretudo à falta de informações técnicas. No entanto, é necessário ter times dedicados à gestão dos dados mestres, além de investimento em tecnologia.
Para construir a excelência omnichannel
No palco, o diretor de canais digitais da Lojas Renner, Fernando Figueiredo, mostrou como a empresa evoluiu do omni para nove canais que se complementam e crescem. Além das 80 milhões de visitas no e-commerce e 25 milhões de visitas nas lojas físicas, a evolução da jornada do cliente na Lojas Renner foi apresentada em outros números.
Facilidade
- 35% dos clientes realizam pagamentos autoassistidos
- mais de 80% dos clientes realizam trocas e devoluções sem atendentes
- ruptura de execução nas lojas abaixo de 1%
Integração
- 97% do sortimento disponível para os clientes
- 30% de clientes retirando em loja, dos quais 15% com compra adicional
Cumplicidade
- entregas mais rápidas
- WhatsApp com curadoria e Same Day Delivery
- 94% dos clientes muito satisfeitos
As múltiplas plataformas para maximizar as vendas nos marketplaces
O tema foi apresentado por Guilherme Almeida, diretor de e-commerce na Nivea Brasil. Além de explorar a implementação de estratégias comerciais para múltiplas plataformas, com o objetivo de potencializar as vendas em diferentes marketplaces, abordou os modelos de precificação.
A Nivea Brasil atua hoje com outros canais além dos marketplaces: beleza, fashion (entrando em lojas como Renner, Riachuelo e C&A), omnichannel (concentrando quase metade da renda atual), last milers e D2C. Nos marketplaces, existem algumas modalidades: 1P (venda direta) e 3P (lojas oficiais e sellers).
Métodos estatísticos para avaliar a efetividade do marketing
A dupla do time de marketing science do TikTok, formada por Gabriel Ferreira e Victor Jorge, mostrou no palco do Fórum E-commerce Brasil como é possível avaliar o desempenho e efetividade de campanhas de marketing e seus assets criativos a partir de métodos estatísticos combinados com ferramentas open source e proprietárias.
No TikTok, a jornada do usuário é super-relevante. A dupla apontou que, na jornada de atribuição do usuário, há diversos modelos: Pixel, Measurement APIs, Google Analytics e Plataformas de MMN. Além dos meios mais tradicionais que contribuem na jornada de compra – como Google, Facebook, e-mail, rádio e TV -, o TikTok hoje também faz parte desse “Path do Purchase”.
Sala Wake de Conteúdo
Na atual edição do Fórum E-commerce Brasil, mais de 25 áreas de conteúdo estão disponíveis para os milhares de profissionais no evento. Uma dessas áreas é a Sala Wake.
Com especialistas que abordarão temas como omnicanalidade, negócios B2B, uso de dados para potencializar as vendas, composable commerce, entre outros, a Sala de Conteúdo estará disponível no estande da Wake – localizado na rua 15 do Fórum ECBR.
Sobre o Fórum E-commerce Brasil
A 14ª edição do evento acontece entre os dias 25, 26 e 27 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com a presença confirmada da Wake, uma das patrocinadoras, participam mais de 21.500 profissionais, 300 palestrantes e 220 expositores, gerando mais de R$ 1,2 bilhão em negócios.