Fórum E-Commerce Brasil: como será em 2024?
Entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, o e-commerce brasileiro tem endereço certo para se encontrar. O Fórum E-Commerce Brasil é o principal evento de e-commerce do mundo, e, em 2024, estará ainda maior: em novo local (o Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo), o evento ocupa uma área 50% maior que nos anos anteriores!
Em sua 15ª edição, o Fórum E-Commerce Brasil destaca o ser humano como protagonista e a arte como sua expressão máxima. Com a expectativa de receber mais de 25 mil participantes e gerar mais de R$ 1,5 bilhão em negócios, o evento tem números grandiosos:
- Mais de 270 palestras em 4 palcos simultâneos;
- Mais de 30 áreas de conteúdo de patrocinadores espalhadas na feira;
- Um total de mais de 330 horas de experiências;
- 350 palestrantes;
- 270 expositores.
Realmente imperdível!
Assim como em 2023, quando a esteve no Fórum ECBR, com uma sala de conteúdos, a Wake marcará presença na edição de 2024 do Fórum E-Commerce Brasil, com um estande marcante, repleto de conteúdo e informações para quem quer se atualizar sobre o varejo online e as formas de se relacionar com os consumidores. A programação logo será divulgada, para que você possa planejar sua visita e aproveitar ao máximo.
Mas, além de muito conhecimento em nosso estande, o que podemos esperar da edição 2024 do Fórum E-Commerce Brasil?
Primeiro, um recap da edição de 2023 do Fórum E-Commerce Brasil
A edição 2023 do Fórum E-Commerce Brasil contou com mais de 20 mil participantes e 300 palestrantes. Em meio a muito conteúdo relevante sobre temas como Open Finance, estratégia de negócios full Journey, inteligência artificial e automação em marketplaces, cases internacionais e conversational commerce, o evento teve palestrantes como o narrador Galvão Bueno (que foi falar sobre seu envolvimento com o e-commerce por meio da vinícola Bueno Wines) e Jennifer Nyambogo, cofundadora da Mawu, e-commerce do Quênia que se tornou uma gigante global em seu setor.
Resumir um evento gigante como o Fórum E-Commerce Brasil é difícil, mas quatro grandes temas marcaram as apresentações nos palcos e nos estandes de patrocinadores:
IA Generativa
Nenhuma surpresa que um evento de tecnologia em 2023 tenha destacado o impacto da Inteligência Artificial Generativa nos negócios. O grande insight é que a tecnologia não irá substituir o ser humano: como disse Martha Gabriel, consultora em inovação e transformação digital, “você não será substituído pela tecnologia, mas por quem a usa melhor”.
Para usar melhor a IA Generativa, é preciso ter mentalidade digital e usar a tecnologia de forma orgânica e estratégica no dia a dia, para gerar valor para os negócios. A transformação digital precisa estar presente no seu negócio.
Hiperpersonalização
A personalização extrema do relacionamento com o cliente é o que trará diferenciação em um mar de produtos e serviços semelhantes. Para Bernardo Carneiro, sócio-diretor da StoneCo, “marcas capazes de contextualizar mensagens e produtos de forma individualizada se tornam mais atrativas e crescem mais”.
Assim, as empresas devem procurar oferecer experiências cada vez mais individualizadas, atendendo a necessidades e desejos reais. Para que isso aconteça, é preciso ir ao próximo tópico…
Uso intensivo de dados
Os dados são o grande ativo das empresas. Quem consegue coletar, processar, analisar e construir estratégias e jornadas a partir dos dados fica em vantagem na disputa pela atenção dos clientes.
A diferença é que, agora, o foco deve estar no fortalecimento da base de dados proprietários, já que o fim dos cookies de terceiros virá em 2025. “Para isso, equipes e empresas precisam mudar a forma como encaram os dados, usando a favor dos negócios, com um mindset data-driven”, afirmou Cristiana Leal, diretora de retail media e monetização de dados do Carrefour.
Comprar também é uma diversão
Segundo Bem Ryan Shields, professor de administração do MIT, as pessoas usam redes sociais por três motivos principais: construção de identidade, conexão social e infotainment (informação com entretenimento). Campanhas de sucesso nas redes sociais precisam considerar esses três fatores.
Esse tem sido um terreno fértil para os criadores de conteúdo digital. Atualmente, os creators são um grande impulsionador de vendas para as marcas. “A influência digital é a soft skill mais importante para os empreendedores atuais”, disse Ana Paula Passarelli, COO e Co-Founder da Brunch.
E o que vem por aí na edição de 2024 do Fórum E-Commerce Brasil?
Em primeiro lugar, não espere que os quatro pontos que citamos agora simplesmente desapareçam da pauta do evento. Muito pelo contrário: IA Generativa, hiperpersonalização, dados e infotainment continuam sendo essenciais para o crescimento dos negócios – e certamente ocuparão muito espaço na agenda dos congressistas.
Entre os palestrantes estão grandes nomes do do e-commerce, da curadoria de tendências e do pensamento estratégico mundial:
- Silvio Meira, cientista-chefe da The Digital Strategy Company;
- Rafael de Araújo, head de consultoria da WGSN América Latina;
- Zia Daniell Widger, CCO da Insider Intelligence;
- Fernando Yunes, VP Sênior do Mercado Livre;
- Anthony Long, head global da Philip Morris International;
- Daniela Cachich, presidente da Ambev;
- Daniel Dias, medalhista paralímpico;
- Felipe Feistler, general manager Brazil da Shein;
- Cristiane Camargo, CEO do IAB Brasil;
- Rodrigo Farah, head de brand e live commerce da Shopee.
Sala de conteúdo da Wake
A Wake estará presente com uma sala de conteúdo exclusiva no Fórum E-commerce Brasil. Confira abaixo a programação:
Primeiro Dia
Painel: O Marketing de Influência do Futuro chegou: PepsiCo e Wake Creators
Se todos os mercados estão virando a chave dos negócios para usar Inteligência Artificial e Machine Learning, por que o Marketing de Influência não está fazendo isso? Neste painel, vamos mostrar o novo momento da Wake Creators, uma empresa de tecnologia pautada em IA e Machine Learning para a melhor performance nas campanhas com influenciadores. Entenda como os 10 anos de coleta de dados da Wake Creators e mais de 260k creators cadastrados podem fazer a diferença para o seu negócio!
Participantes:
Julia Affonseca – Diretora de Negócios e Operações – Wake
Giovanna Miranda – Head of Media, Data and Brand Live Experience – Pepsico
Bruna Meta – Diretora de Mídia – Ampfy
Painel: Omnicanalidade em lojas próprias e franquias: diferenças e sinergias
Neste painel, reunimos grandes nomes do varejo de moda para discutir as oportunidades e desafios na implantação de estratégia omnichannel em lojas próprias e rede de franquias. Vamos explorar como essas marcas quebraram os paradigmas, implementaram a omnicanalidade e diminuíram a fricção entre canais.
Participantes:
Flavio Santos – Diretor Comercial – Wake
Claudio Voivodic – Diretor de TI – Reserva
Ricardo Chican – Gerente de Digital & Growth – Calzedonia
Alexandre Palotta – Chief Information Officer (CIO) – Shoulder
Painel: IA generativa para SEO: descrições automatizadas vão te ajudar a vender mais produtos
Aqui você vai encontrar o presente e o futuro do SEO. Especialistas de Inteligência Artificial e do varejo vão explorar as últimas inovações em Gen IA e como elas vão transformar sua estratégia de SEO, impactando diretamente no posicionamento orgânico dos seus produtos. São inúmeras possibilidades para construir mais dinamicamente os conteúdos: de revisões gramaticais à tom de voz e texto com uso correto de palavras-chaves. Aproveite o poder da IA para aumentar a visibilidade, atrair mais clientes e impulsionar suas vendas.
Participantes:
Diego Santos – Gerente Executivo de Inovação e Novos Negócios – Wake
Marcos Rodrigues – Gerente de TI – Potiguar Home Center
Gabriel Souza – Head de SEO – P4C Group (SERI.E DESIGN – YOOPER)
Painel: Do Brasil à China: fique por dentro das principais tendências do varejo
Quer saber quais são as principais tendências do varejo ao redor do mundo? Neste painel, iremos juntar insights dos melhores eventos de varejo, tecnologia, tendências e inovação que aconteceram pelo mundo no primeiro semestre de 2024. Desde a NRF até uma visita à China, conheça as principais tendências do varejo mundial, possibilidades de aplicação nos negócios e para onde o varejo está indo! É a oportunidade para o seu negócio ir além!
Alessandro Gil – Vice-presidente (VP) – Wake
Thaísa César Fausto – Diretora de Comercial – TCF Consulting
Rodrigo Poço – Chief Digital and Transformation Officer (CTDO) – GPA
Thiago Bacchin – CEO – Cadastra
Painel: Tradição em transição: a modernização das operações tradicionais do varejo
O varejo está constantemente mudando e evoluindo! Neste painel, vamos discutir a transformação digital das empresas tradicionais e como esse caminho torna-se necessário para o presente e futuro. Entenda as melhores estratégias de e-commerce, adoção de novas tecnologias, experiência do cliente online e tendências futuras do setor. Mostraremos como empresas consolidadas no varejo físico podem adotar uma jornada digital e ampliar os seus negócios!
Participantes:
Mariana Tahan Ralisch – Diretora de Marketing – Wake
Felipe Coelho de Oliveira – Sócio Diretor – Wicomm
Thiago Tchalian – CEO – Ludique et Badin
Felipe Nitzke – Head de E-commerce – Inbrands
Painel – Jornadas comportamentais: uso de dados e comunicações para gerar mais receita
Já pensou em transformar as comunicações com os seus clientes por meio de experiências digitais únicas, conseguir mais oportunidades e, claro, gerar mais receita? Isso é possível graças à inteligência artificial e uma robusta CDP (Customer Data Platform). Participe deste painel e conheça cases que adotaram diversos tipos de estratégias, como ativações por e-mail, WhatsApp e outros canais de comunicação.
Flavio Nijs – Diretor de Experience – Wake
Pedro Piramo – CEO – Econverse
Jéssica Helena de Sousa Gaspar – Supervisora de CRM – Allied Tecnologia SA
Ingrid Jardim Bertolani – Gerente de CRM – Marisa
Segundo dia
Painel: Creators e a geração de conteúdo para impactar a jornada de consumo
Muito mais do que um post no Instagram! Considerar influenciadores precisa fazer parte da estratégia das marcas por meio da geração de conteúdo de qualidade, trazendo impacto positivo na conversão e na jornada de consumo dos clientes. Neste painel, entenda como aproveitar ao máximo os creators para as suas campanhas e como eles podem ajudar na construção de marca e resultados no longo prazo.
Participantes:
Julia Affonseca – Diretora de Negócios e Operações – Wake
Flavia Pavanelli – Atriz e influencer
Gabriela Guilardi Nery – Gerente de Planejamento – Wake
Barbara Cândido de Oliveira – Criadora de conteúdo
Painel: Checkout headless: aumento de conversão e estímulo para novas compras
O checkout é um momento crucial do ciclo de vendas. Por isso, é importante fazer o que for possível para oferecer uma experiência de compra rápida, fluida e sem falhas por meio de um checkout ultrarrápido. Foi assim que o Grupo Icomm conseguiu aumentar a conversão de vendas e estimular os consumidores a terem experiências mais agradáveis no momento do pagamento. Descubra todas as possibilidades e como os negócios podem se beneficiar da tecnologia.
Participantes:
Adriana Mesquita – Diretora de Parcerias – Wake
Tiago Girelli – Diretor de Commerce – Wake
Daniel Guimarães – CEO – Grupo Icomm
Monisi Costa – Diretora Executiva de Pay e Banking – Vindi
Painel: Inteligência artificial no varejo: possibilidades para o presente e futuro
Descubra como as tecnologias emergentes da inteligência artificial estão revolucionando a experiência de compra, da personalização de recomendações à automação logística. Reunimos diversos especialistas para discutir as inovações mais relevantes e as perspectivas futuras da IA no setor varejista. Veja como essas soluções podem otimizar operações, aumentar a eficiência e atrair consumidores.
Participantes:
Diego Santos – Gerente Executivo de Inovação e Novos Negócios – Wake
Ross Saario – CEO – Intelipost
Fabio Balancin – Sr. Specialist Solutions Architect de AI/ML – AWS
Guilherme Fuhrken – Gerente da NVIDIA Networking LATAM
Painel: Tendências para o varejo de Moda e Cosméticos em 2024/2025
Estar antenado às principais tendências é essencial para os negócios se manterem em mercados competitivos, como o de Moda e de Cosméticos. Por exemplo, você sabia que a omnicanalidade é tendência que se tornou sobrevivência para o mercado de Moda? E que a fidelização e a recorrência são desafios a serem superados no mercado de Cosméticos?
Participantes:
André Viana – Diretor Comercial – Wake
Cassiano Mendonça – Chief Operating Officer (COO) – Oásis Commerce
Romulo Alves – Diretor Comercial – Grupo Ybera Paris
Carlos Eduardo Crestana – Gerente de E-commerce – Grupo Via Veneto
Painel: Retail Media: para onde o varejo está caminhando
Você sabe o que é Retail Media? Já está planejando alguma ação para não perder oportunidades? Segundo a Forrester, esse mercado deve movimentar US$ 62 bilhões em 2024. Neste painel, será debatido como o desenvolvimento de uma plataforma de retail media abre oportunidades para gerar receitas e aumentar a rentabilidade do negócio. Os dados estão à disposição dos varejistas, mas eles estão organizados? Estão sendo acionados para campanha e rentabilidade? Entenda mais sobre as oportunidades e o mercado de Retail Media.
Participantes:
Alessandro Gil – Vice-presidente (VP) – Wake
Flavio Nijs – Diretor de Experience – Wake
Amanda Oliveira – Head Trade Marketing Digital, E-commerce e Retail Media – Hypera Pharma
Participe do Fórum E-commerce Brasil
Todos os grandes nomes do e-commerce brasileiro estarão representados no Fórum E-commerce Brasil 2024. Ficar de fora do evento é impensável: esse é o lugar para compreender as tendências, entender as estratégias e enxergar agora o que virá no futuro do varejo digital brasileiro.
A Wake está de volta a maior edição Fórum E-Commerce Brasil e você já pode garantir o seu ingresso! E, claro, temos um excelente desconto para você! Nós teremos muito conteúdo exclusivo em nossas salas, além de novidades e insights para compartilhar com vocês!
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