Fórum ECBR 2024 – O marketing de influência do futuro chegou
O primeiro dia da sala de conteúdo Wake no Fórum E-Commerce Brasil 2024 começou e a estreia foi o bate-papo sobre Marketing de Influência do Futuro com Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake, Bruna Meta, Diretora de Mídia da Ampfy, Giovanna Miranda, Head of Media, Data and Brand Live Experience da PepsiCo e Gisele Duarte, Head de Produtos e CX da Wake Creators.
De início, foram apresentados os 3 grandes desafios e preocupações do marketing e influência:
- Encontrar influenciadores para as campanhas;
- Gestão da campanha
- Análise dos resultados
Gisele Duarte contou que a inteligência da plataforma da Wake Creators identifica os nichos do influenciador para gerar o match com a empresa. “A Wake Creators cria um casting otimizado e com melhor custo para unir as necessidades da marca com as do influenciador”.
Nesse sentido, Giovanna Miranda abordou a preocupação da PepsiCo com a diversidade, representando sempre os consumidores e suas ocasiões de consumo.
Na discussão, ficou evidente que para encontrar bons nomes para as campanhas, o humano é importante, mas se aliar à tecnologia é essencial, para apoiar na busca e nas métricas.
“É possível embasar nossas escolhas e é uma grande vantagem competitiva trabalhar com uma plataforma com todo esse ecossistema e entendermos com quem estamos falando e mensurar as métricas de performance de cada um desses porta-vozes que falam em nosso nome”, finalizou Giovanna.
Nessa escolha, deve-se levar em consideração muito mais do que apenas dados gerais como o número seguidores de um influenciador, e é aqui que a tecnologia faz a diferença. A plataforma da Wake Creators conta com uma série de métricas de dados reais obtidos por meio da integração com a API oficial das redes sociais, permitindo uma seleção de criadores de conteúdo e o acompanhamento das campanhas muito mais eficiente e precisa.
Bruna Meta, da Ampfy, complementa ao dizer que é importante que o conteúdo esteja de acordo com o objetivo da campanha e o que a marca realmente quer dizer.
Campanhas de Marketing e influenciadores
A humanização das campanhas foi um grande tópico abordado, afinal, ao trazer influenciadores para se comunicar junto à marca, buscamos além da pessoa, sua audiência e o relacionamento que ela cria com os seguidores.
Giovanna, da PepsiCo, deu a dica para as marcas: “quando buscamos essa relação com o creator, eu consigo unir o lado humano das minhas marcas com as mensagem que eu preciso dentro da minha campanha, unindo ao meu objetivo de negócio. É super importante, como marca, a gente co-criar e dar liberdade para o conteúdo ser autêntico sem esquecer de performance, pois, no final, estamos falando de negócios”.
Já Gisele, da Wake, complementa que ao se falar de marketing de influência, a Wake Creators traz uma proposta de marketing menos invasivo, em que é possível criar uma proximidade com o que a audiência e avaliar o que ela sentiu com esse conteúdo por meio da análise de sentimentalização, indo muito além das métricas tradicionais.
Liberdade criativa
Pode parecer um assunto que já foi discutido muitas vezes, mas que ainda traz muitas dúvidas para as empresas. Há liberdade criativa para o influenciador ou a marca é quem pede tudo?
Nesse caso, a resposta foi unânime e é preciso sim permitir que o influenciador co-crie e tenha um roteiro apenas explicando a mecânica de promoções, os Do’s e Don’ts, mas a liberdade criativa deve ser toda deles.
“Não faz sentido eu selecionar um influenciador e pedir pra ele mudar sua dinâmica, não faria sentido contratá-lo então. É muito mais sobre o que ele pode e não pode falar e como ele consegue colocar a identidade dele na comunicação. Entender a mecânica de cada promoção e criamos um roteiro base para o influenciador saber a mensagem principal e o que ele precisa mostrar, mas que ele use a visão dele”.
E, para isso, é importante se sentir seguro e confiar no marketing de influência através de dados reais e precisos, obtendo planejamento que traga segurança para permitir o influenciador a co-criar.