Commerce

Fórum ECBR 2024 – Checkout headless: aumento da conversão e estímulo para novas compras

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Caroline Pirola
Hora Post 3 min de Leitura
Data Post 1 de agosto de 2024

O headless commerce é um fator crucial para melhorar a experiência da sua loja virtual e, mais ainda, do seu consumidor. Quando falamos de checkout, a importância aumenta, afinal, o carrinho abandonado é um grande vilão e o checkout headless pode ser a solução que você procura. 

Essa foi a principal temática do painel “Checkout headless: aumento da conversão e estímulo para novas compras”, que aconteceu no segundo dia da sala de conteúdo da Wake no Fórum E-Commerce Brasil 2024. Participaram da discussão Adriana Mesquita, Diretora de Parcerias da Wake, Tiago Girelli, Diretor de Commerce da Wake, Daniel Guimarães, CEO do Grupo Icomm e Monisi Costa, Diretora Executiva de Pay e Banking da Vindi.

Headless na prática

Um exemplo na prática foi contado por Daniel, do Grupo ICOMM, onde na área de moda é preciso ter um carrinho com mais informações e imagens, que funcione ao mesmo tempo em celular e desktop sem problemas de ser apagado e que tenha frete independente, tudo isso de uma maneira que não fique confuso para o cliente. 

O checkout headless deve fugir de uma navegação padrão, com possibilidades infinitas de flexibilidade para personalizar a experiência do cliente. Segundo Daniel, “Isso traz um aumento na taxa de conversão, como, por exemplo, a opção de salvar cartão para a próxima compra, trazendo agilidade e fazendo muita diferença na hora do checkout”. 

Algumas recomendações que podem fazer diferença em uma plataforma headless:

  • Réguas promocionais (desconto específicos por peças);
  • Lista de preço diferentes;
  • Diversidade de meios de pagamento;
  • Programa de fidelidade e cashback;
  • Ter sempre um plano B.
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O que vem por aí?

Monisi Costa, da Vindi, sabe que o mercado de pagamento está aquecido e deve fazer parte de um checkout headless, personalizado com os estilos de clientes e suas experiências de compra naquele e-commerce, afinal, o momento de pagar é crucial. Quando se tem esse tipo de plataforma, a customização pode chegar em até 5 cartões para um mesmo pagamento, por exemplo, além de permitir fazer testes A/B. Tudo depende de conhecer o seu cliente e personalizar essa etapa. 

Ela também trouxe algumas novidades de meios de pagamento que estão chegando ao mercado:  Pix parcelado, afinal o PIX tem sido o grande diferencial nas compras, além de carteiras digitais sendo integradas no checkout para pagamento em um clique. Não podemos deixar de mencionar as criptomoedas, que estão em caminho de regulamentação. E, por fim, o cartão de crédito que está tentando avançar para uma experiência melhor aos lojistas e com mais segurança nesse processo e reduzir as chances de fraude.

São muitas expectativas de crescimento no mercado e com uma plataforma que permite flexibilidade e personalização, todas essas etapas podem ser aplicadas com benefícios ao seu negócio e aos consumidores. 

Você sabia que essa possibilidade existe na Wake? A plataforma Wake é 100% Headless. Toda a gestão de back-end, APIs e tráfego de dados é gerida pela Wake e segregamos toda a front-end e funcionalidades para nosso ecossistema, que poderá ser desenvolvido pelas agências, time das empresas e outros, trazendo uma experiência totalmente customizada. E estendemos essas possibilidades para o checkout

Confira abaixo o vídeo completo do painel

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