Fórum ECBR 2024 – Tendências para o varejo de Moda e Cosméticos em 2024/2025
O setor de Moda e Cosméticos cresce cada vez mais e, com isso, as oportunidades também. O bate-papo desse painel da Wake no Fórum E-Commerce Brasil 2024 foi sobre as tendências desse mercado e como trabalhá-las no cotidiano das marcas. Os convidados foram Romulo Alves, Diretor Comercial do Grupo Ybera Paris, Cassiano Mendonça, COO da Oasis Commerce, Carlos Eduardo Crestana, Gerente de E-commerce do Grupo Via Veneto, e André Viana, Diretor Comercial da Wake.
O papo já começou citando a hiper personalização de produtos por meio de uma cultura cada vez mais data driven, integrando o físico e online e entendendo o comportamento do consumidor, muito além do desconto ou recorrência. Segundo Cassiano Mendonça, no mundo da moda, o individual está à frente do processo. Trabalhar a visão dessa personalização para o segmento em si está caminhando para frente cada vez mais, sempre aliado a uma cultura de dados.
Já para Carlos Eduardo, o que fica cada vez mais claro é que hoje o cliente espera conveniência, pagar mais barato caso não tenha pressa em receber e, do contrário, se tiver pressa, ter esse produto o mais fácil possível. O que vale é vender a experiência e entregar o que está vendendo.
Recorrência
O mercado de cosméticos tem cada vez mais caminhando no digital e Romulo Alves explica que isso facilita a experimentação dos produtos, sendo muito mais fácil criar o desejo e potencializar a venda, algo que o grupo Ybera já aposta.
“Nossa média de recorrência é de 70% em 90 dias. O primeiro fator é o produto com qualidade e no outro caso é produto de alto consumo, pois ele acaba mais rápido. Implementamos melhorias dessa experiência, iniciamos um modelo de assinatura após a Black Friday do ano passado, com um plano prime de benefícios e frete grátis para esse público”, afirmou.
No caso de produtos com maior durabilidade e um tempo de recompra menor, a qualidade do produto auxilia totalmente na experiência do cliente de ponta a ponta. Não adianta ter o melhor produto se a experiência for ruim. Para isso, as dicas são na fidelização através de cashback, programa de pontos e gamificação.
Marketing de influência e omnicanalidade
O grupo Ybera trabalhou muitos anos no modelo tradicional. Rômulo Alves conta que para os cosméticos, o digital é crucial e os influenciadores conseguem mostrar o antes e depois do uso do produto e é de grande valia. A escolha tem que ser de uma pessoa que realmente use e goste, que gere conexão do público com a marca.
Um ponto importante é a questão das pessoas. Falamos muito de tecnologia, mas precisamos estar com as equipes de lojas físicas e todas as pontas precisam estar dentro com o projeto, por meio de treinamentos e benefícios ao final do dia, o que é mais uma questão cultural. Uma dica dada pelo Carlos Eduardo é comissionar a loja física com vendas do e-commerce para não gerar conflitos.
Além disso, é possível trazer vantagens, como algum programa de ponto para os próprios funcionários da loja física, fazendo com que ambos ganhem com o digital. Afinal, se a loja física está cedendo o estoque, amanhã ela pode ganhar com isso.
Inteligência artificial e Live Commerce
É preciso entender o comportamento do usuário até na interface da loja, da vitrine, como combinar e perceber que as pessoas rolam as imagens na tela e vejam sentido, colocando todo o look no carrinho, por exemplo. É sobre o melhor posicionamento do produto para seu cliente, além de melhor experiência de tela para seu consumidor.
Sobre Live Commerce, percebemos que é uma oportunidade do cliente assistir e fechar a compra naquele mesmo momento, tanto para moda quanto para cosméticos. “A pessoa viu o resultado, a textura do produto, descrição de um perfume ou brilho do cabelo, isso tudo cabe em uma live. Você junta o poder de escassez, preço, benefícios do produto, divulgação, tudo em um lugar só e de fato em um lugar só, é uma ótima estratégia”, afirma Romulo Alves.