Fórum E-commerce Brasil: com conteúdos do Google e MIT, leia os destaques do último dia
Pelos corredores da 14ª edição do Fórum E-commerce Brasil devem passar mais de 21 mil profissionais entre os dias 25 e 27 de julho, no Transamerica Expo Center em São Paulo. Nesta quarta-feira (27), a programação contou com apresentações sobre temas como inteligência artificial e estratégia full journey, oportunidades e desafios de ser um seller, e Conversational Commerce.
Fique por dentro de algumas das tendências e conhecimentos compartilhados no evento.
Habilidades necessárias para o sucesso na era da IA
No palco, a founding partner Martha Gabriel iniciou sua apresentação abordando as teorias da comunicação nos anos 1990, como o conceito de Aldeia Global (Marshall McLuhan) que, com o surgimento da internet, foi verificado na prática. Depois, citou a invenção do smartphone que também impactou a vida das pessoas e os negócios.
Essa abertura foi relevante para entender as mudanças que estão acontecendo agora, com as inteligências artificiais ganhando força e mudando paradigmas. No Google, no entanto, já é uma realidade há 7 anos, quando tornou-se uma empresa AI-First, com produtos que utilizam essa tecnologia. Entre eles, o Google Fotos.
Martha ainda fez um convite aos profissionais: sair da lógica do funil e caminhar para uma estratégia full journey: awareness, consideration e action. Alguns números são importantes para entender isso, afinal, as jornadas de compra se tornaram alvos em movimento:
- 90% mudaram seu jeito de comprar depois da pandemia
- 75% usaram 5 ou mais pontos de contato para decidir suas compras no último Natal
A ciência e a arte do gerenciamento de mídia social
O professor Ben Ryan Shields, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), esteve presente no Fórum E-commerce Brasil para apresentar uma estrutura que ajuda empresas no processo de adotar, gerenciar e medir plataformas de mídias social para alcançar melhores resultados. Durante a palestra, utilizou como exemplo o recém-lançado filme Barbie para exemplificar como o hype nas redes sociais pode ser trabalhado a favor dos negócios. Nesse caso, empresas como Airbnb, Burger King e Starbucks promoveram campanhas e ações relacionadas à produção cinematográfica.
No entanto, apenas o hype não basta. A companhia precisa definir o que deseja passar para o mercado e como isso será feito, além de tratar a audiência e identificar como ela está recebendo a mensagem. Nesse processo, a mídia paga contribui para a divulgação e é impulsionada pela mídia orgânica por meio do poder de viralização (como o case do filme Barbie).
Portanto, o professor Ben propôs uma estruturação denominada como Social Media Management Framework (ou Estrutura de gerenciamento de mídia social), que é composta por:
- objetivo;
- audiência;
- plataforma;
- marca;
- conteúdo;
- distribuição.
Seller em plataformas focadas em saúde, perfumaria e beleza
A diretora de marketplace da RD, Adriana Mello, e a diretora executiva da Época Cosméticos, Christiane Bistaco Rigotto, apresentaram o setor de saúde e beleza, que é marcado por uma jornada de compra historicamente rápida e orientada por valor, seja no supermercado, farmácia online ou um varejista de saúde e beleza. Porém, os marketplaces estão modificando esse modelo.
“O brasileiro é apaixonado por beleza, somos o quarto maior mercado do mundo em beleza. A Época Cosméticos nasceu muito forte em skin care. Nós somos a primeira marca que trouxe as marcas de dermocosméticos para o nosso portfólio, atuamos juntos inclusive com os grupos farmacêuticos. É a nossa principal categoria hoje”, salientou Adriana.
A revolução do Conversational Commerce
A conversa impulsionou a conexão entre lojas e clientes, na visão de Rodrigo Nasser (Itu Partners e Aster Capital), Mauricio Trezub (Omnichat) e Guilherme Horn (WhatsApp Brasil). Afinal, com o Conversational Commerce, o consumidor interage com um representante humano, chatbot ou uma mistura de ambos.
Durante o bate-papo, o Head of WhatsApp Brazil (Meta), Guilherme Horn, comentou sobre o WhatsApp como plataforma para as empresas. Para ele, o aplicativo “foi a ponte para o mundo digital” durante a pandemia para empresas de todos os tamanhos. O uso foi crescendo de forma espontânea e rápida, atingindo o nível de hoje. Com o WhatsApp Business, deixou de ser apenas um canal, transformando-se em uma poderosa plataforma de negócios.
Na Wake Experience, experimente o WhatsApp baseado em comportamento
Por meio da inteligência artificial BeMax, a Wake Experience permite captar, medir e entender o comportamento do seu cliente, gerando engajamento, conversão e retenção.
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O locutor esportivo Galvão Bueno foi uma das maiores atrações
No palco, um dos nomes mais marcantes da história da narração esportiva brasileira subiu para falar sobre suas experiências como empresário, mas também como narrador, radialista e apresentador esportivo. Depois de narrar 12 Copas do Mundo e sete Olimpíadas, além de outros eventos ao redor do mundo, Galvão Bueno conheceu a cultura dos vinhos europeus – em países como Portugal, Espanha, França e Itália – e, a partir disso, fundou a Bueno Wines.
Sala Wake de Conteúdo
Na atual edição do Fórum E-commerce Brasil, mais de 25 áreas de conteúdo estiveram disponíveis para os milhares de profissionais no evento. Uma dessas áreas foi a Sala Wake, na rua 15 do Fórum.
No dia 27, a Sala Wake abordou a plataforma headless e seus benefícios, o segmento pet e o marketing de influência – clique e leia a cobertura.
Sobre o Fórum E-commerce Brasil
A 14ª edição do evento aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Com a presença confirmada da Wake, uma das patrocinadoras, participaram mais de 21.500 profissionais, 300 palestrantes e 220 expositores, gerando mais de R$ 1,2 bilhão em negócios.