Fórum ECBR 2024 – Tradição em transição: modernização das operações tradicionais do varejo
Muitos ainda veem o e-commerce como um concorrente, algo que atrapalha as lojas físicas, mesmo que se explique os benefícios para o consumidor e crescimento da marca. A questão financeira também afeta essa visão, uma vez que e-commerce tem resultados mais a longo prazo, enquanto a loja física precisa ter um lucro mais rápido.
Mas essa chave precisa ser virada. Não se deve tratar e-commerce como loja física, a forma de vender e a velocidade são totalmente diferentes e é preciso deixar claro que o digital é complementar ao físico, e não um concorrente.
Esses tópicos foram abordados em uma palestra da sala de conteúdo da Wake no Fórum E-Commerce Brasil 2024, com a Mariana Tahan, Diretora de Marketing da Wake, Felipe Nitzke, Head de E-commerce da Inbrands, Felipe Coelho, Sócio-diretor da da Wicomm e Thiago Tchalian, CEO da Ludique et Badin.
Como integrar online e físico?
A partir da sua experiência na InBrands, Felipe deu a dica sobre fornecer um cupom de vendedor de e-commerce mesmo para os sellers da loja física, sendo uma maneira de fazer entender que o digital funciona. Com o omnichannel funcionando, a loja também terá prateleira infinita e todos ganharão em vendas.
Outra dica é garantir o máximo de informação a ambos, compartilhando os dados do usuário para fazer a ativação, onde o ON abastece o OFF e o OFF também abastecerá o ON.
A fricção para o cliente final
O cliente não pode perceber uma fricção no momento de compra. Uma boa plataforma de e-commerce, somado a estratégia de mídia e um bom centralizador de informação farão toda a diferença na omnicanalidade e na construção de uma cultura sem fricções.
Ainda sobre dados, ambos afirmam que é necessário ter uma ferramenta que consiga coletar os dados de loja física e de e-commerce para trabalhar as informações dos clientes e se comunicar de forma personalizada, como uma CDP.
Segmentar a comunicação, falar com as personas corretas, enviar mensagem de acordo com o momento de compra que aquela pessoa está e diversificar as formas que se comunicam com cliente, em diversos canais, fazem uma grande diferença no resultado final e na experiência de consumo. Uma porta importante para isso é saber coletar os dados de forma correta, trazendo talvez um benefício de cashback, por exemplo, para garantir que o dado do telefone esteja correto.
E para olhar os resultados das ações, deve-se pensar no plano de ação, se querem visibilidade, engajamento e lembrar que resultados estão de acordo com a estratégia. O e-commerce não existe sem mídia, afinal, você pode ter o melhor produto, mas sem pessoas no site, você não vende.