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Fórum ECBR 2024 – IA Generativa para SEO: descrições automatizadas vão te ajudar a vender mais

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Caroline Pirola
Hora Post 4 min de Leitura
Data Post 31 de julho de 2024

O mundo está mudando muito rápido em relação aos buscadores: Search GPT, o próprio Google e, quando falamos de novas gerações, vemos as pessoas utilizando o Tiktok. Tudo isso faz diferença para produzir novos tipos de conteúdos e se destacar em um novo meio de busca. Esse foi o tema da terceira palestra da sala de conteúdo Wake no Fórum E-Commerce Brasil 2024. 

A inteligência artificial pode melhorar ou dificultar ainda mais nossas vidas com os buscadores e precisamos mudar nossa mentalidade de SEO, independentemente das ferramentas que vierem no futuro, com o intuito de reforçar se o conteúdo é realmente de qualidade e como o usuário vai utilizá-lo.

Veremos muito mais sobre o assunto a partir de um bate-papo com Diego Santos, Gerente Executivo de Inovação e Novos Negócios da Wake, Gabriel Souza, Head de SEO no P4C Group (SERI.E DESIGN – YOOPER), e Marcos Fernando, Gerente de TI da Potiguar Home Center.

Benefícios do IA para o consumidor

Ao olhar para o varejo, a inteligência artificial garante uma maior produção e capacidade de publicar produtos no site com qualidade para que o buscador olhe para a semântica do que está sendo colocado, com um texto mais preparado para o leitor. Além disso, a estruturação do site é algo que a IA pode ajudar em um cadastro de produto e até em partes técnicas de um site de um e-commerce, por exemplo.

Dessa forma, melhor será a experiência do cliente ao acessar sua página, afinal, se você não tem um bom conteúdo, você deixa de mostrar o valor do produto para o consumidor final. Um exemplo dado por Gabriel Souza é de que o cliente pode procurar na IA qual a melhor camiseta para treino e receber uma resposta que nós temos que estar atentos e adicionar no nosso projeto de SEO para descrição do produto. Sites menores podem ter o mesmo nível de posicionamento que grandes sites, o que é algo que a IA pode fornecer a todos.

Mas o princípio básico, mesmo com IA, ainda é trabalhar palavras-chave, atreladas a uma estratégia que inclui entender o que mais vende, o que seu público está adaptado e o que pode afetar sua esteira em vendas, como ter um estoque preparado, por exemplo.

Conteúdo que faz sentido para a marca

É importante lembrar que é importante contar com uma pessoa redatora que ajudará na revisão do conteúdo e na personalização, sendo que IA servirá como um grande auxílio e otimização para a comunicação. A IA é um copiloto que não nos deixa cometer erros básicos e garante as aplicações de tom e voz de marca. 

“A humanidade precisa se readequar e não temer, apesar de que o medo é natural. O caminho é trazer uma cultura e comunicação para dentro da empresa e discutir processos otimizados através dela, entregando mais resultados”, explica Gabriel.

E Marcos Fernando, da Potiguar Home Center, tem experiência nesse assunto. Ele conta que a Potiguar tem tentado inovar com a inteligência artificial. “No início, precisamos ensinar as pessoas e nosso time a testar, no engajamento e preparação. É preciso ser transparente quanto às mudanças, criar hábitos e entender o lugar de cada um, criando uma combinação poderosa”, afirmou. 

Afinal, como começar? 

Para os especialistas, é importante ser exemplo, criar, conversar e alterar processos. Fazer o pequeno de cada vez, mas ainda assim rapidamente e ter o início da ação. Para eles, é na prática que você pensa que problemas podem ser soluções. 

E os conselhos não pararam por aí, ambos sinalizaram que não é uma questão de copiar e colar respostas e sim tratar as informações e usar a IA com inteligência, revisão e capacidade.

Confira abaixo o vídeo completo do painel

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